DOIS VIZINHOS SERÁ PALCO DO 1º WORKSHOP SUL-BRASILEIRO DE MELIPONICULTURA
sexta, 03 de dezembro de 2021

Criação de abelhas nativas sem ferrão, em caixas de madeira, para produção de mel, própolis e incentivo a serviços ecossistêmicos.


A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos estará apoiando o 1º Workshop Sul-Brasileiro de Meliponicultura, que acontecerá em Dois Vizinhos, no dia 04 de dezembro, nas dependências do Anfiteatro da Unisep.

O Workshop está sendo organizado pela Unisep - União de Ensino do Sudoeste do Paraná, através dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, e é voltado a Meliponicultura - criação de abelhas sem ferrão.

O evento, que é gratuito e aberto a todos, terá início às 08 horas com recepção e inscrições dos interessados. Junto ao evento acontecerá também a 1ª feira do Mel e Derivados, com venda de produtos derivados e a comercialização de caixas com e sem colmeia.

A partir das 9 horas inicia-se-ão as palestras, sendo as duas maiores no período da manhã, com dois palestrantes de renome nacional. A primeira, intitulada “Perspectivas da Meliponicultura”, com o produtor Ailton Fontana, de São Paulo, e a segunda, com o produtor paranaense Joel Schmidt, de Prudentópolis, sobre: Manejo de colmeias de abelhas sem ferrão.

No período da tarde, com início às 14h e término previsto para 15h, acontecerão 8 mini cursos, podendo os participantes escolherem, no ato da inscrição, de quais cursos participarão, quais sejam:

 

  • Elaboração de isca para captura do enxame - Fábio Calegari (Verê) - Meliponário Minotto & Calegari (50 vagas).

  • Divisão de enxames de Mandaçaia - Sedenir de Cesare (Dois Vizinhos) - Meliponário de Cezare e Peruzzo (50 vagas).

  • Manejo de abelhas sem ferrão – Mandaçaia - Joel Schmidt (Prudentópolis/PR) - Instrutor do Senar-PR e meliponicultor (50 vagas).

  • Produção de própolis de abelha sem ferrão - Jéssica Stadniki (Dois Vizinhos) – Farmacêutica e professora no Centro Universitário Unisep (50 vagas).

  • Identificação de abelhas - Cleomar Kviatkoski (Sul Brasil - SC) - Meliponário Sul Brasil (50 vagas).

  • Legalização e industrialização do mel. - Rosângela Estel Ziech (Dois Vizinhos) - Med. Vet. Serviço de Inspeção (50 vagas)

  • Manejo de abelha Bora - Ederson Holdizs (Guaraqueçaba-PR) - Néctar Nativo (50 vagas).

  • Técnica de produção de mel na isca definitiva de PVC - Ailton Fontana (Novo Horizonte-SP) - pesquisador e meliponicultor (50 vagas).

No Brasil existem cerca de 250 espécies de abelhas nativas sociais. Devido ao tamanho, por serem menores do que as com ferrão, a diferença em produção diminui, mas compensa no valor de venda. Eis a diferença abaixo:

  • A Abelha com Ferrão - produz ao ano cerca de 20 a 50 kg, valor de venda o kg é entre 15 a 20 reais.

  • A Abelha sem Ferrão – produz ao ano cerca de 3 a 5kg, valor de venda o kg é de 80 a 160 reais.

A Administração Municipal de Dois Vizinhos, através da Secretaria de Agricultura, também incentiva e apoia a MELIPONICULTURA.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Visitas: 3130