MAIS UM CANAL DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR É LANÇADO PELO PROCON
sexta, 26 de maio de 2023

A plataforma permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para a solução de conflitos de consumo pela internet.


O Procon de Dois Vizinhos, juntamente com o Fórum dos Procons Municipais e Procon Paraná, lança nesta sexta-feira, dia 26, uma campanha estadual de divulgação de mais um canal de atendimento ao consumidor. A Plataforma consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito, que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para a solução de conflitos de consumo pela internet. Segundo o responsável pelo Procon de Dois Vizinhos, Adilson Ferreira, essa ferramenta possibilita que o consumidor registre a reclamação “on-line” e acompanhe todas as etapas do processo.

O foco da plataforma é promover a comunicação direta entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços de consumo. A participação das empresas é voluntária, portanto, é necessário verificar se a empresa reclamada fez adesão a plataforma. Entretanto, já são mais de 1.000 empresas participantes, segundo a presidente do Fórum dos Procons do Paraná, Luana Esteche.

Outra opção é reclamar pelo site https://www.consumidor.gov.br. A partir daí, inicia-se a contagem do prazo para manifestação da empresa. Durante esse prazo, a empresa tem a oportunidade de interagir com o consumidor antes da postagem da resposta final.

Após a manifestação da empresa, é garantida ao consumidor a chance de comentar a resposta, recebida, classificar a demanda como ´Resolvida` ou ´Não Resolvida`, e ainda indicar o nível de satisfação com o atendimento recebido. De acordo com Adilson, o consumidor.gov.br pode ainda auxiliar o consumidor antes dele fazer uma contratação, pois é possível consultar as empresas reclamadas, índice de solução das demandas, prazo médio de resposta e percentual de satisfação dos consumidores. “Conhecer a empresa com quem está contratando e seu comprometimento na solução das demandas dos consumidores pode evitar dores de cabeça futura”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Visitas: 7040