PREFEITO RAUL ANUNCIA O CALÇAMENTO ENTRE SANTA CRUZ E CANOAS
terça, 30 de junho de 2020

O prefeito Raul Isotton anunciou nesta terça-feira (30), que já foi depositado o dinheiro para o calçamento do trecho entre Dois Vizinhos e Boa Esperança do Iguaçu. A obra vai contemplar as comunidades de Santa Cruz até Canoas, através de emenda do Deputado Federal Fernando Giacobo (PL).

Em 2013, as Associações Empresariais de Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu e Nova Prata do Iguaçu, juntamente com os prefeitos dessas cidades, fizeram manifestações para pedir ao Governo do Estado o asfaltamento entre Dois Vizinhos e Nova Prata do Iguaçu, que encurtaria a distância até a região Oeste do Estado em cerca de 20 km.

Segundo os moradores, no mapa do Governo do Estado, constava que o trecho já possuía asfalto, mas essa nunca foi a realidade. Na época, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná disse que não constava no mapa do Governo do Estado nenhuma rodovia estadual naquele trecho, por isso, a responsabilidade era de competência municipal e de responsabilidade dos prefeitos.

Desde então, os prefeitos destas cidades lutavam pela conquista do asfalto, que é uma reivindicação de mais de 40 anos dos moradores, sendo que o trecho de asfalto entre Nova Prata do Iguaçu e Boa Esperança foi conquistado em 2018, com intermédio do deputado estadual Paulo Litro (PSDB).

Novo calçamento

Existe uma ligação entre Boa Esperança do Iguaçu e Dois Vizinhos asfaltada, passando por Cruzeiro do Iguaçu. Agora, a ligação direta entre os municípios vai receber calçamento: a estrada entre Boa Esperança do Iguaçu até Dois Vizinhos tem cerca de 5km de asfalto e, da cidade de Dois Vizinhos até o campus da UTFPR, que também integra essa segunda ligação, são mais sete quilômetros de asfalto. O restante do trecho ainda tem alguns quilômetros de estrada de chão e agora será de calçamento, que vai deixar o sonho do asfalto mais próximo. O prefeito Raul Isotton (Sem partido) anunciou que o dinheiro para a obra foi depositado na última sexta-feira (26), através de emenda de cerca de R$ 1 milhão do deputado federal Fernando Giacobo (PL).

O prefeito agradeceu ao deputado Giacobo pelo empenho. “Em minha última ida para Brasília visitamos vários deputados, e quero agradecer aos vereadores, principalmente da base que sempre discutiram, e decidimos que iriamos fazer de vez essa estrada. Eu quero agradecer ao deputado Giacobo, que disponibilizou emenda de R$ 1 milhão, já depositada na última sexta-feira” disse.

O prefeito destacou que outros deputados se envolveram em projetos para tentar realizar a obra. “Viajei com o prefeito Evandro Cecato (PSC), de Boa Esperança do Iguaçu, que também é de interesse dele esta obra. O deputado estadual Schiavinato (PL) também sinalizou R$ 400 mil e, se esse dinheiro cair, vamos destinar para outros pontos do interior. O deputado estadual Reichembach (PSC) também tem um projeto de 3.300 metros, mas também quando o Governo do Estado sinalizar a liberação vamos destinar para outras comunidades”, destacou.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Portal Educadora