DESCARTE DE GALHOS PODE AGRAVAR RISCOS DE ALAGAMENTOS
quinta, 29 de fevereiro de 2024

Moradores do Bairro Sagrada Família denunciam descarte irregular de galhos nas margens dos córregos, agravando riscos de alagamentos

Moradores do Bairro Sagrada Família estão alarmados com a prática constante de descarte irregular de galhos nas margens dos córregos, intensificando a ameaça de alagamentos na região. A denúncia aponta que alguns vizinhos têm depositado resíduos provenientes de podas de árvores nas proximidades dos córregos que abastecem o Rio Jirau, especialmente na rua Rio Branco, próxima à Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O bairro já enfrentou sérios transtornos recentemente devido às cheias do Rio Jirau, resultando em alagamentos que afetaram significativamente a vida dos moradores. Nesse contexto, o descarte inadequado de galhos representa uma ameaça adicional, podendo obstruir galerias pluviais e bueiros e aumentar os riscos de inundação em caso de chuvas intensas.

Em resposta, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos esclarece que os galhos provenientes de lotes serão coletados apenas quando depositados corretamente nas calçadas, seguindo o cronograma de podas estabelecido para cada bairro. Para facilitar o processo, a secretaria disponibiliza serviços virtuais aos usuários:

• Poda de Árvores
  • Recolhimento de Galhos
  • Denúncias

Os moradores podem entrar em contato diretamente com a Secretaria pelo telefone (46) 3536-5847 ou utilizar o Protocolo Online disponível em https://doisvizinhospr.equiplano.com.br:7443/contribuinte/#/stpProcessos/abertura e também via e-mail: agricultura@doisvizinhos.pr.gov.br.

É essencial que a comunidade compreenda os impactos negativos desse descarte irregular. Além de violar normas ambientais, a prática prejudica a integridade ambiental das áreas adjacentes aos córregos, comprometendo ainda mais a situação do Bairro Sagrada Família em relação a possíveis alagamentos.

A Prefeitura enfatiza a importância da conscientização e cooperação de todos para enfrentar desafios ambientais e assegurar a segurança e o bem-estar da população. A colaboração de cada cidadão é fundamental para preservar o ambiente e reduzir os riscos de alagamentos no Bairro Sagrada Família.