DOIS VIZINHOS PRESENTE NO ENCONTRO DE CULTURA DE MARINGÁ
segunda, 18 de março de 2024

Departamento de Cultura de Dois Vizinhos participa do 2º Encontro de Cultura do Interior do Paraná

O município de Dois Vizinhos marcou presença no 2º Encontro de Cultura do Interior do Paraná, realizado no Centro Universitário Uningá, em Maringá, na última quinta-feira, dia 14 de março. O evento, organizado pela Rede de Cultura do Interior do Paraná (RECIP), reuniu gestores públicos de cultura de mais de 200 municípios do estado para discutir temas cruciais para o setor.

Representando Dois Vizinhos, estiveram presentes Silvana Aparecida Dal Molin, Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes, e Gilvana Schmoeller, Diretora de Cultura. O encontro abordou questões como Políticas Públicas de Cultura e o Pacto Federativo, Modelo de Gestão e Monitoramento da Lei Paulo Gustavo (LPG), Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE).

A programação do evento foi repleta de palestras, orientações e esclarecimentos sobre as políticas de fomento e financiamento das atividades culturais e artísticas, contando com a presença de servidores dos governos federal e estadual. Além disso, houve apresentações culturais que enriqueceram o ambiente e promoveram a troca de experiências entre os participantes.

Destacou-se a importância da cultura como um catalisador econômico, capaz de gerar empregos, renda e fomentar a inovação. Reconheceu-se também o papel fundamental da cultura em permitir que artistas vivam de sua arte, tornando-a acessível a todos, independentemente do tamanho do município.

O Ministério da Cultura (MinC) foi representado pelo coordenador-Geral de Transferências Interfederativas, Marco Henrique Borges, e pela diretora de Fomento Direto, Teresa Cristina Rocha Azevedo de Oliveira. Já a Secretaria de Cultura do Estado do Paraná (SEEC) contou com a presença da secretária Luciana Casagrande.

A participação de Dois Vizinhos neste encontro reforça o compromisso do município com o desenvolvimento cultural e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o setor, buscando sempre ampliar e qualificar as atividades culturais oferecidas à comunidade.