DRONE AGRÍCOLA É NOVA ARMA CONTRA A DENGUE EM DOIS VIZINHOS
terça, 12 de março de 2024

Segundo a Secretaria de Saúde, produto é aprovado pela OMS e elimina larvas do mosquito em água parada

Inovando no enfrentamento da dengue, Dois Vizinhos torna-se pioneiro no Estado do Paraná ao adotar o uso de drones agrícolas como uma arma eficaz na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Equipado com um reservatório de 20 litros, esse drone revolucionário realiza aplicações aéreas de biolarvicida, aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para eliminar larvas em água parada.

De acordo com Rafael Dutra, Diretor de Saúde de Dois Vizinhos, o produto utilizado possui uma eficiência notável, com durabilidade de 30 a 45 dias. "É seguro para humanos e animais, oferecendo uma solução aprovada internacionalmente para conter a proliferação do Aedes aegypti", destacou Dutra.

O município enfrenta um cenário desafiador, com quase 3 mil casos confirmados de dengue e centenas de focos do mosquito, conforme o último boletim epidemiológico. O prefeito Carlinhos Turatto ressaltou a vantagem do drone na aplicação do biolarvicida, afirmando: "Estamos modernizando o combate à dengue. O drone cobre rapidamente uma área, atingindo recipientes de água parada em locais de difícil acesso, como prédios, telhados, calhas, oficinas mecânicas, ferros-velhos e depósitos de pneus."

O sistema está em fase de teste nesta semana, mas a expectativa é de que seja implementado em larga escala em breve, priorizando áreas com maior incidência de focos na cidade. A Secretaria de Saúde ressalta a importância de os moradores evitarem exposição direta ao produto durante a aplicação, seguindo as precauções similares ao uso do tradicional fumacê. Após a aplicação, a recomendação é lavar frutas e verduras antes do consumo.

Dois Vizinhos dá um passo à frente na batalha contra a dengue, utilizando a tecnologia para preservar a saúde da população e promover um ambiente mais seguro e saudável para todos.