INFERNO AQUÁTICO: DILÚVIO ARRASA DOIS VIZINHOS EM 24 HORAS!
domingo, 05 de maio de 2024

Recorde histórico de chuvas em Dois Vizinhos deixa rastros de destruição e alarma população

A população de Dois Vizinhos ficou perplexa nos últimos dias diante dos recordes pluviométricos e dos estragos causados pela força das águas. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, em um período de 35 horas, entre 17h do dia 02 e 4h do dia 04 de maio, a cidade foi bombardeada por incríveis 221 mm de chuva.

Esses números impressionantes, contudo, foram apenas o começo. Em localidades específicas, como a Comunidade de Santa Lúcia e São Cristóvão, os pluviômetros registraram verdadeiros recordes de precipitação. Na primeira, a marca alcançou, pasmem, 342 mm em 30 horas, enquanto na segunda, a situação foi ainda mais dramática, com 375 mm de chuva em período similar. No centro da cidade os pluviômetros registraram mais de 240 mm de chuva.

O volume de chuvas que castigou Dois Vizinhos na última semana superaram, inclusive, as chuvas de outubro de 2023, que causou inúmeros estragos em Dois Vizinhos. O caos aumentou com a constante intensificação das chuvas ao longo das horas. Na quinta-feira, às 23h, foram registrados 18,2 mm quando a tempestade atingiu seu ápice.

Embora a chuva tenha sido constante ao longo de sexta, às 16h foram 24,8 mm que começaram a assustar os duovizinhenses, transbordando rios e lagos. Quando tudo parecia se acalmar e a chuva dar tréguas, às 19h mais 23,4 mm foram suficientes para que o leito do Rio Jirau não comportasse mais a vazão, inundando ruas e residências do Bairro Sagrada Família, piorando a situação das 23h de sexta até a 1 hora da madrugada de sábado, com mais 38,6 mm de chuva, e só parando em definitivo a partir das 4 horas da manhã.

Se levarmos em conta o histórico pluviométrico de Dois Vizinhos para o mês de maio, cuja média é 148 mm de precipitação, tivemos em pouco mais de 24 horas, mais do que o dobro do que seria normal chover em Dois Vizinhos durante o mês de maio inteiro! Foi realmente um dilúvio!