ITAIPU BINACIONAL VIABILIZA RODOVIA ASFÁLTICA ENTRE DOIS VIZINHOS E BOA ESPERANÇA DO IGUAÇU
sexta, 05 de abril de 2024

A intermediação dos deputados Paulo e Adão Litro possibilitaram a obra de interligação dos 3 municípios esperada há décadas.

Assinatura do convênio com a Itaipu Binacional para o asfaltamento da rodovia Dois Vizinhos - Boa Esperança do Iguaçu

Na manhã desta sexta-feira, dia 5 de abril, um importante passo foi dado para o desenvolvimento e integração regional entre Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu e Cruzeiro do Iguaçu. Os prefeitos Carlinhos Turatto (Dois Vizinhos) e Givanildo Trumi (Boa Esperança do Iguaçu), juntamente com o vice-prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, Valdecir Ribas Kurpel, popularmente conhecido como Tita, protagonizaram a assinatura do Convênio Nº 4500074791. Este convênio representa uma cooperação técnica e financeira entre a Itaipu Binacional e os municípios envolvidos para a construção da tão aguardada pavimentação asfáltica na estrada vicinal que liga essas localidades.

O evento ocorreu no Gabinete do Executivo Municipal de Dois Vizinhos, reunindo um seleto grupo de autoridades e lideranças locais. Os deputados Paulo Litro, representante federal, e Adão Litro, na esfera estadual, os responsáveis pela liberação dos recursos junto à Itaipu Binacional, também marcaram presença, demonstrando o respaldo político e o empenho conjunto para viabilizar essa importante obra.

Na ocasião, a solenidade contou com a presença de secretários municipais, diretores de departamento, vereadores e demais figuras de destaque na região. A frente de honra foi composta pelos prefeitos Carlinhos Turatto e Givanildo Trumi, pelos vice-prefeitos Nery Maria (Dois Vizinhos) e Valdecir Ribas Kurpel, o Tita (Cruzeiro do Iguaçu), além do ex-deputado Luís Fernandes Litro e dos deputados Paulo Litro e Adão Litro.

O Convênio Nº 4500074791, firmado entre a Itaipu Binacional e o município de Dois Vizinhos, tem como objetivo primordial a cooperação técnica e financeira para o desenvolvimento do projeto de construção da pavimentação asfáltica na estrada vicinal que conecta os municípios de Dois Vizinhos, Boa Esperança do Iguaçu e Cruzeiro do Iguaçu. Com um investimento total de R$ 17.516.714,39, sendo R$ 17.339.626,85 provenientes da Itaipu e R$ 177.087,54 provenientes da contrapartida econômica do município de Dois Vizinhos, o convênio representa um marco histórico para a região.

O trecho a ser pavimentado possui uma extensão total de 12,4 quilômetros, com a inclusão de uma ciclovia de 4,4 quilômetros que se estenderá até a Comunidade de São Cristóvão, passando pela UTFPR. Esta obra não apenas promoverá o desenvolvimento econômico e social dos municípios envolvidos, mas também facilitará o acesso e a integração entre as comunidades locais.

Com a assinatura deste convênio, concretiza-se um anseio antigo da população, que há décadas almejava por melhorias na infraestrutura viária da região. Com a pavimentação deste trecho, o deslocamento de Dois Vizinhos até a região Oeste do Paraná, por exemplo, pode ser reduzido em até 13 km, caso os motoristas optem por seguir por Boa Esperança do Iguaçu.