NÚMERO DE ELEITORES DE DOIS VIZINHOS DIMINUIU EM 2024
quarta, 06 de março de 2024

Dados do TSE revelam diminuição de 837 eleitores aptos para votar em comparação com o último pleito

Com a proximidade das eleições municipais em 2024, dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro revelam uma redução no número de eleitores aptos em Dois Vizinhos, gerando questionamentos sobre os motivos por trás dessa diminuição.

Em 2022, o eleitorado apto para votar no município alcançava a marca de 32.691 pessoas, com 29.540 eleitores cadastrados biometricamente (90,36%). Já em 2024, o total de eleitores aptos apresenta uma redução, chegando a 31.854, com 30.002 (94,19%) registrando a biometria.

A diminuição no número total de eleitores e o aumento na porcentagem daqueles com biometria evidenciam uma mudança no cenário eleitoral. Esse dado torna-se ainda mais significativo considerando que Dois Vizinhos é um município que historicamente conta com alta participação nas eleições.

Na última eleição, em 2022, compareceram 26.714 eleitores, sendo que os votos válidos totalizaram 24.187. Analisando o perfil do eleitorado, observa-se que as mulheres representaram 52% do total, enquanto os homens foram 48%. Quanto à faixa etária, a maior participação foi registrada entre os eleitores de 45 a 59 anos, representando 25,45%.

Sobre a escolaridade dos eleitores, os dados indicam uma diversidade significativa, com 36,96% dos eleitores possuindo grau de instrução até Ensino Fundamental completo, 40,1% possuindo o Ensino Médio incompleto e completo e 21,94% dos eleitores de Dois Vizinhos com Ensino Superior completo ou cursando. No que se refere ao estado civil, a maioria dos eleitores (48,21%) é solteira, seguida por casados (41,75%).

A diminuição no eleitorado de Dois Vizinhos neste ano eleitoral desperta atenção e pode influenciar o cenário político local. Um dos motivos pode ser o aumento de eleitores com biometria, o que eliminou cadastros inválidos. O Tribunal Superior Eleitoral e autoridades locais podem oferecer informações adicionais sobre esse fenômeno e suas implicações para o pleito de 2024.