RADIOGRAFIA DO ELEITORADO DE DOIS VIZINHOS
sexta, 05 de abril de 2024

Com as eleições municipais 2024 em vista, conheça o perfil dos votantes do município de Dois Vizinhos

A seis meses das eleições municipais de 2024, a Assessoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura de Dois Vizinhos, em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela alguns dados sobre o eleitorado do município.

Com números atualizados até março de 2024, algumas estatísticas chamam a atenção sobre os habitantes de Dois Vizinhos que exercem o direito ao voto. Dos 31.937 eleitores registrados e aptos, 52% são mulheres, totalizando 16.592 votantes, enquanto 48% são homens, somando 15.345 eleitores.

Quanto ao estado civil dos eleitores, o levantamento revela uma diversidade significativa. Cerca de 48% são solteiros, seguidos por 42% de casados. Os divorciados representam 5%, enquanto os viúvos e os separados judicialmente compõem 4% e 1%, respectivamente.

No que diz respeito ao grau de instrução, a maioria dos eleitores de Dois Vizinhos possui Ensino Médio completo ou incompleto, totalizando 40% do eleitorado. Em contrapartida, 38% cursaram até o Ensino Fundamental e 22% possuem Ensino Superior completo ou em andamento, perfazendo quase 7 mil eleitores.

Um dado interessante refere-se à faixa etária dos eleitores. Aproximadamente 13% têm até 24 anos, sendo a única faixa em que há mais homens do que mulheres. Entre 25 e 34 anos, representa 21% do eleitorado, seguido por 20% entre 34 e 44 anos. A maior concentração está entre os de 45 a 59 anos, com 25% do total, enquanto 21% têm 60 anos ou mais.

Esses números oferecem um panorama detalhado do eleitorado de Dois Vizinhos, refletindo a diversidade e as características da população que terá voz nas próximas eleições municipais.