VIGILÂNCIA NAS ALTURAS: DRONES REFORÇARÃO COMBATE À DENGUE EM DOIS VIZINHOS
quarta, 06 de março de 2024

Prefeitura adota tecnologia de drones para inspeção de áreas de difícil acesso e identificação de possíveis focos

Com o número de casos ultrapassando os 2.300, a Prefeitura de Dois Vizinhos está alçando novos voos no enfrentamento à dengue, incorporando drones como valiosos aliados na missão de identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Saúde e pela Vigilância Sanitária, destaca-se pelo uso inovador da tecnologia, potencializando as estratégias de prevenção e controle das doenças transmitidas por vetores.

Nesta semana, a fiscalização com drones terá início, concentrando esforços em residências com piscinas, onde a água parada é propícia para a proliferação da larva do mosquito. A ação visa principalmente terrenos de difícil acesso, como áreas cercadas, prédios altos e lotes extensos, onde os agentes de combate a endemias enfrentam desafios logísticos.

A diretora do Setor de Vigilância em Saúde, Maria Luiza Winharski, ressalta a eficácia do dispositivo na obtenção de imagens em alta definição, essenciais para identificar potenciais focos do mosquito. Os agentes, ao detectarem áreas de risco, podem agendar inspeções e recorrer ao drone para facilitar a análise.

A Secretaria Municipal da Saúde destaca que as imagens capturadas serão mantidas sob sigilo e servem como embasamento em eventuais processos administrativos, permitindo notificações aos proprietários para a devida limpeza da área, prevenindo a formação de criadouros. A Secretária de Saúde, Claudete Meurer, enfatiza que, muitas vezes, a notificação por meio das imagens do drone já é suficiente para mobilizar os moradores a tomarem as medidas necessárias e evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.