Inaugurado o laboratório de biologia molecular da UTFPR-DV
sexta, 20 de novembro de 2020

Na tarde de ontem, 19, aconteceu a inauguração do novo laboratório multiusuário de análises biológicas e biologia molecular da UTFPR (BioMol). O espaço recebeu um investimento de aproximadamente R$ 700 mil numa parceria entre a instituição de ensino, Prefeitura de Dois Vizinhos, família Rotária e diversas empresas do município que foram buscadas através da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL). A ideia de ter o laboratório surgiu no início da pandemia em abril e, em maio, foram anunciadas as parcerias que possibilitaram a reforma do espaço físico e compra de equipamentos necessários para a instalação. Os trabalhos devem iniciar em dezembro.

O laboratório conta com nível de segurança 2 devido ao potencial de contaminação dos vírus. A equipe é composta por oito professores doutores que já têm experiência em Biologia Molecular, além de alunos de pós-graduação, bolsistas. No espaço, serão realizados diagnósticos, entre outras doenças, da Covid-19, utilizando o padrão-ouro do CDC (Centers for DiseaseControlandPrevention - EUA).De maneira concomitante, o laboratório poderá ser habilitado junto ao Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab) e validado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PR). Além da Covid-19, poderão ser analisadas outras doenças infectocontagiosas em humanos e animais como dengue, chikungunya, meningites, HIV; diagnóstico de doenças genéticas humanas e animais; identificação, monitoramento e quantificação de microrganismos de interesse agronômico; estudo de genes relacionados com características de interesse zootécnico e também identificação de fitopatógenos e inoculantes de interesse agronômico, ajudando a agropecuária e também a agricultura.

Fotos: Alexandre Baggio/Jornal de Beltrão